A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA ARTE E NA CULTURA VISUAL – PARTE 3

POR PAULA MASTROBERTI

No último post, eu deixei com vocês a imagem de uma iluminura medieval, representando, de um lado, a Virgem Maria, e de outro, Eva. Acho que a linha de pensamento que estou querendo seguir aqui é bem clara, não é? Ambas representam o corpo feminino tal visto pela coletividade ocidental em suas duas funções: a da maternidade ( a entidade feminina de Wilhendorf cristianizada) e a do pecado (a Sheela na Gig igualmente cristianizada. Para saber mais sobre elas, veja o post anterior.) Elas se complementam, como também já vimos. Contudo, não pensem que Eva representa algo negativo: do ponto de vista da filosofia cristã, o pecado nada mais é do que a aquisição da consciência de que temos um corpo, e de que esse corpo é falível e, aí sim, suscetível a ações que podem prejudicar a pureza da alma que o habita. Eva não representa a luxúria então, mas todos os pecados num mesmo corpo. Aí vem a pergunta: mas por que a falibilidade humana deve ser lembrada por um corpo-mulher? Por que não por um corpo-homem? A resposta está no seu complemento, ora: na possibilidade de gestar a vida e, trazendo à vida, aprisionar a alma num corpo frágil para conduzi-lo à morte. O corpo masculino não poderia sintetizar o ciclo completo da existência. Notem que aqui ainda falamos de um corpo-mulher simbólico, um ícone. Esse símbolo abraça todos os significados, inter-relacionando sexo à existência humana. A partir do que a gente denomina em geral como Renascimento, essa iconografia começará a adquirir outras conotações, mais mundanas. Fiquem com a imagem da pintura “Amor Sagrado e Amor Profano” de Ticiano, de 1514:

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