AS MULHERES DO PROJETO INVERNA!

Escrito por  

Nós sabemos que há uma quase autonomia do masculino dentro das artes gráficas. Falando-se de Quadrinhos, descobre-se de fato uma autonomia. Temos muitas artistas mulheres sim, mulheres fortes, atuando em vários segmentos, em vários gêneros, em várias mídias, sobrevivendo entre publicações aqui e ali, mas sabemos do sofrimento ao se trazer à luz sua arte, vítimas de uma contundente geração sexista que atravessa milênios.

Muito se falou sobre essas polêmicas, por vezes, beirando o preconceito. Mas deixemos de lado, pois o mundo muda e por mais que achemos que ele deixe de evoluir em alguns pontos, em certos aspectos ele caminha para frente, para o futuro e caminhar para o futuro, neste mundo tumultuado, é quebrar barreiras… sempre.

As mulheres do Projeto Inverna vieram com essa necessidade de somar. Transpor os caminhos até então percorridos quase sempre só pelo sexo oposto, dando segmento ao que muitas outras mulheres fizeram ao longo das décadas, com vitórias significativas, como é o caso das americanas Trina Robbins e Willy Mendes com a publicação It Ain’t Me Babe (conheça mais clicando aqui), que ao longo dos anos 1970 trouxeram uma proposta interessante ao resgatar artistas mulheres, nos Quadrinhos e nas artes gráficas em geral, propondo um segmento magazine que veio de certa forma mudar alguns conceitos tão arraigados aos homens. Ainda hoje esta concepção editorial é aclamada como um ponto importante dentro das revistas em quadrinhos históricas estatudinenses. A proposta do Projeto Inverna, que se iniciou a partir da ideia de quatro importantes mulheres integrantes de segmentos gráficos dos mais variados, tomou uma forma inesperada dentro de um cenário editorial difícil que é o brasileiro, mas o diferencial aqui é que o projeto não é apenas uma revista que trás trabalhos de mulheres artistas na tentativa de ser uma versão It Ain’t Me Babe tupiniquim. Não. Estamos falando de um projeto com vários tons de cultura e que a revista virá na justa base “portfólica” de todo o Inverna.

Leia o resto da matéria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s